quinta-feira, 31 de março de 2011

Psicologia Clinica

A psicologia clínica pode ser definida como a subdisciplina da psicologia que tem como objecto de estudo, a avaliação do diagnóstico, a ajuda e o tratamento do sofrimento psíquico, seja qual for a sua origem (doença mental, disfunções, traumatismos, mal-estar interior…). Deve ser considerada como uma actividade prática, mas também como um conjunto de teorias e métodos. Têm como objectivo o diagnóstico, que permite descrever um sujeito e os problemas que ele apresenta, classificar o problema e definir a sua forma especifica, o estudo do desenvolvimento, da origem e dos mecanismos dos problemas, o estabelecimento de um prognóstico e a proposta de intervenção.

Áreas de intervenção:
-Transtorno mental: classificação e análise de factores determinantes;
-Psicodiagnóstico: técnicas para aquisição de informações psicológicas relevantes;
-Intervenção psicológica: diferentes formas de intervenção nos problemas psicológicos do individuo (ex. psicoterapia).
-Psicologia da reabilitação: área específica da psicologia clínica que se dedica ao acompanhamento e reinserção da pessoa no seu quotidianos após um tratamento prolongado, quer de doença física, quer de transtorno mental.

Métodos de Aplicação
A psicologia clínica baseia-se em métodos clínicos entre os quais: estudos de casos, observação de comportamentos, análise dos discursos, sem recorrer a experimentação (reprodução controlada dos comportamentos).

População Alvo
Recém-nascidos, crianças, adolescentes , adultos e idosos.

Qual é a diferença entre um psicólogo e um psiquiatra?
A formação de um Psiquiatra desenvolve-se no âmbito da Medicina. De uma forma geral, a Psiquiatria tem por objectivo tratar as doenças mentais que possuem uma causa orgânica (endógenas). Neste sentido, utiliza exclusivamente o modelo médico, tanto no diagnóstico como no tratamento das doenças. Aqui os problemas são vistos como uma doença ou perturbação, sendo estabelecido um diagnóstico e levado a  cabo um  tratamento (baseado maioritariamente em psicofármacos). O psiquiatra faz uso de recursos da medicina tais como análises clínicas, técnicas de radiodiagnóstico, electroencefalogramas, etc.
De uma forma geral, o Psicólogo estuda e diagnostica os problemas do indivíduo através de entrevistas, questionários e instrumentos de avaliação, sempre no âmbito de uma relação estabelecida entre o profissional e o cliente e dentro de uma moldura psicossocial. O trabalho do Psicólogo passa pela intervenção psicoterapêutica, pelo aconselhamento psicológico ou outras modalidades que visem a promoção do desenvolvimento do indivíduo, focando-se nos processos mentais, emocionais e fisiológicos que afectam o comportamento e funcionamento humano.

Sem comentários:

Enviar um comentário