Psicologia- É a ciência que estuda o comportamento (tudo o que organismo faz) e os processos mentais (experiências subjectivas inferidas através do comportamento).
Perspectivas históricas
Estruturalismo- Wundt (considerado por muitos o pai da nova Psicologia), tinha um método de trabalho denominado estruturalismo, que se dedicava ao estudo de reacções simples à estímulos realizados sob condições controladas.
Funcionalismo - Os seus estudos estavam voltados para a função dos processos mentais conscientes.
Perspectiva Biológica– Esta perspectiva ao estudo do funcionamento dos genes, do cérebro e dos sistemas nervoso e endócrino para explicar o comportamento humano.
Perspectiva Psicodinâmica- Segundo a perspectiva psicodinâmica o comportamento é movido e motivado por uma série de forças internas, que buscam dissolver a tensão existente entre os instintos, as pulsações e as necessidades internas de um lado, e as exigências sociais de outro. O objectivo do comportamento é assim a diminuição dessa tensão interna.
Perspectiva Sociocultural- Esta perspectiva sublinha a importância da cultura na formação da personalidade.
Perspectiva Comportamentalista- A perspectiva comportamentista procura explicar o comportamento em relação aos estímulos do meio ambiente que o influenciam.
Perspectiva Humanista- Em reacção às limitações das correntes comportamentista e psicodinâmica surgiu nos anos 50 do século XX a perspectiva humanista, que vê o homem não como um ser controlado tanto por pulsações interiores quanto pelo ambiente, mas como um ser activo, que procura o seu próprio crescimento e desenvolvimento.
Perspectiva Cognitivista- o foco central desta perspectiva é o pensamento humano e todos os processos baseados no conhecimento – atenção, memória, compreensão, recordação, tomada de decisão, linguagem, entre outros. Esta perspectiva dedica-se assim à compreensão dos processos cognitivos que influenciam o comportamento.
Perspectiva Evolucionista- A perspectiva evolucionista procura, explicar o desenvolvimento do comportamento e das capacidades mentais como parte da adaptação humana ao meio ambiente.
Sem comentários:
Enviar um comentário